Meu Facebook Meu Instagram Meu Twitter Meu YouTube

MEUS PROJETOS

HOME \ MEUS PROJETOS \ Campanha BASTA!

Campanha BASTA!

"Basta!": Um grito de alerta no combate à depressão, automutilação e suicídio

Lançada na capital baiana em julho de 2019, a campanha “Basta!", idealizada pelo deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), está em seu terceiro ano, e tem ganhado forças à medida que vem alcançando os diversos setores da sociedade. Com a chegada da pandemia, ocasionada pela Covid-19, a campanha se tornou ainda mais importante, uma vez que os índices de depressão, de automutilação e de suicídio cresceram com o isolamento social.

Devido à pandemia, as mobilizações aconteceram de forma virtual, e na forma presencial com um número reduzido de pessoas, seguindo as normas da Organização Mundial da Saúde no combate ao coronavírus. Nas redes sociais, peças publicitárias com teor de prevenção e informação acerca dos temas são publicadas, a fim de ajudar aos que sofrem com essas patologias.

Jurailton Santos explica que idealizou essa ação por se preocupar com o assunto, que apesar da gravidade, infelizmente tem sido tratado de forma velada. “Quando iniciamos a campanha, sabíamos da necessidade de debater e chamar a atenção da sociedade quanto a essas patologias. Vivenciar esse crescimento em um período no qual todos tiveram que se reinventar, reforça a minha responsabilidade como homem público de alertar, mas também de desenvolver políticas que contribuam no combate a estes males. Não vamos parar!”, reforça o republicano.

Múltiplas ações foram realizadas em Salvador e na região metropolitana, a exemplos de Candeias, Dias d'Ávila, Simões Filho e Camaçari, chegando também nas cidades de Nazaré das Farinhas, Catu, Senhor do Bonfim, Itaparica e Vera Cruz, e até mesmo em outros Estados, como Sergipe, Pernambuco e Amazonas. Nos lugares em que a campanha tem chegado, o resultado vem sendo positivo. São crescentes os relatos que comprovam sua aceitação. As mobilizações acontecem nas ruas, com utilização de faixas, cartazes e informativos; nas escolas, com palestras conduzidas por especialistas, além de audiências públicas e sessões especiais que debatem o tema.

 

Basta

Depressão

Automutilação

Suicídio

Pandemia

Isolamento Social

VEJA MAIS